Premiação

Realizado entre os dias 10 e 13 desse mês, o festival, que tinha como codinome “Furando a bolha” recebeu um total de 140 inscrições. A curadoria composta por Janaína Mello, Carol Barreiro, Adeílton Lima e Simone Reis selecionou 12 cenas de até 15 minutos que se apresentaram concorrendo aos seguintes prêmios: Melhor Cena da Noite, selecionadas diariamente pelo Júri Popular, Melhor Cena do Festival, escolha do Júri Técnico, e Prêmio Furando a Bolha, dado pela coordenação do festival.

Os vencedores por noite, eleitos pelo público, foram “O Pequeno Chupa-Dedo”, de Emanuel Lavor (Coletivo Columna), “Movimentos de um Ovo”, de Lupe Leal, e “Ovelha Dolly”, de Fernando Carvalho. Já o Júri Técnico, formado por Adriana Lodi, Edson Bezerra e Grazi Medrado, elegeu como melhor cena “Música Clássica”, da palhaça Madame Froda, representada por Ana Luiza Bellacosta. O Prêmio Furando a Bolha ficou com “Flecha”, espetáculo provocante de Luara Learth Moreira.

Durante a premiação, ressaltou-se pontos importantes da realização do festival, como a acessibilidade, gerada a partir da preocupação e cuidado com a áudio descrição e a tradução em LIBRAS, além da grande participação de mulheres, que representaram cerca de 80% das cenas.

A atriz Ana Flávia Garcia enfatizou também a importância de pensar novos formatos e do caráter de resistência e colaboração que o 1/4 de Cena traz a Brasília. “Pensar cena curta é pensar resistência. É pensar de um modo economicamente viável dentro do sucateamento que estamos vivendo”, reforçou.

A coordenadora do projeto, Janaína Mello, reforçou que o festival só foi possível graças ao patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF, por meio da Secretária de Cultura, e bradou pela necessidade da classe artística lutar pela manutenção e proteção do mesmo.

A banda Talo de Mamona fechou a noite com leveza e muita alegria e contou com performance de Vanderlei Costa. Ao festival, o desejo de todos foi unânime: “VIDA LONGA!”.

PREMIAÇÃO

VOTO POPULAR

• O Pequeno Chupa-Dedo

Emanuel Lavor (Coletivo Columna)

• Movimentos de um Ovo

Lupe Leal – NEM

• Ovelha Dolly

Fernando Carvalho e Micheli Santini

JÚRI TÉCNICO

• Música Clássica

Ana Luiza Bellacosta

PRÊMIO FURANDO A BOLHA

Flecha

Luara Learth Moreira